CANAL DE ÉTICA

SOMOS COMPROMETIDOS COM A ÉTICA EM TODOS OS NOSSOS NEGÓCIOS

Faz parte da nossa cultura prezar pela conduta ética de todos relacionados à Idaza. Por isso, criamos mecanismos internos e externos para guiar o trabalho e as relações, para preservarmos valores, princípios e a reputação da Idaza. Se for necessário, relate uma denúncia ou reclamação, conforme as orientações abaixo:

Saiba como abrir uma denúncia anônima com segurança

Na Idaza, levamos a sério todas as denúncias relacionadas a comportamentos inapropriados e sensíveis. Entendemos a importância de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos os nossos colaboradores e parceiros. Por isso, criamos um canal de denúncia anônima para garantir que você possa relatar qualquer incidente sem medo de represálias. Sua confidencialidade é nossa prioridade.

Saiba como abrir uma denúncia identificada com transparência

Para garantir a integridade e a conformidade com as normas e regulamentos internos, disponibilizamos um canal específico para denúncias gerais de compliance. Aqui, você pode relatar práticas que violam nossas políticas de forma transparente, ajudando-nos a manter altos padrões éticos em todas as nossas operações. A identificação é necessária para que possamos conduzir uma investigação detalhada e efetiva, assegurando a resolução adequada de cada caso.

Você preenche os dados e envia o relatório.

A denúncia receberá o encaminhamento necessário.

PERGUNTAS FREQUENTES

Tem dúvidas sobre o Canal de Ética da IDAZA? Abaixo, você encontra as respostas para as questões mais frequentes.

Quem pode denunciar ou reclamar?

Colaboradores e colaboradoras, equipes terceirizadas, fornecedores, clientes e comunidade em geral.

A denúncia pode ser feita sempre que você julgar necessário. No entanto, verifique se é possível conversar com seu gestor ou gestora ou com a supervisão responsável pela pessoa autora do incidente antes de realizar a denúncia.

Caso você não saiba quem é ou não se sinta confortável ou queira manter seu anonimato, reporte através do Canal de Ética.

É importante descrever de forma detalhada os fatos ocorridos e as pessoas envolvidas na situação. Recomendamos anexar documentos que facilitem o entendimento do relato e, antes de denunciar, colete o máximo de informações sobre a infração para ajudar no processo de investigação. Confira alguns exemplos:

● Nome completo dos envolvidos (denunciado e vítima) e matrícula

● Local do ocorrido (usina, terminal, escritório) e cidade/estado

● Testemunhas

● Datas

● Detalhamento dos fatos

● Empresas, departamentos ou áreas envolvidas

● Documentos ou contratos relativos à violação

● Qualquer informação adicional

Os itens acima não são obrigatórios para fazer uma denúncia, mas ajudam a agilizar o processo de apuração.

Você pode anexar ao seu relato arquivos de fotos, documentos, gravações de áudio ou vídeo ou outros arquivos que desejar.

Mesmo se você não for diretamente afetado ou afetada pela situação que descumpra o Código de Ética, não a ignore e relate para contribuir na construção e na manutenção de um ambiente mais ético.

As denúncias podem ser anônimas?

Sim. Todos os relatos podem ser identificados ou anônimos. Caso queira se identificar, saiba que sua identidade será preservada. Vale tomar o cuidado de não comentar sobre o assunto com ninguém.

Não. O nome da pessoa denunciante é preservado e restrito à área de auditoria.

Não. O tratamento dado à situação será seguro e confidencial.

Sim. Todos os relatos podem ser identificados ou anônimos. Caso queira se identificar, saiba que sua identidade será preservada. Vale tomar o cuidado de não comentar sobre o assunto com ninguém.

Quem recebe minha denúncia?

Sempre que você envia seu relato, o conteúdo é recebido por uma equipe jurídica interna e especializada, que faz a análise das informações. As denúncias são disponibilizadas apenas para as áreas internas responsáveis pelo processo de gestão e apuração das denúncias, que devem propor a solução adequada.

Consultar o resultado da denúncia só é possível com o fornecimento de e-mail no registro do Relato. 

Nos casos de denúncias anônimas, recomendamos a criação de um e-mail “genérico” como girassol5@gmail.com , em que não apareça o nome do denunciante, apenas para este objetivo.

Anote os dados de acesso do e-mail e em até 48hrs do momento do registro da denúncia, você receberá um retorno. 

Através do e-mail você poderá receber e responder a eventuais perguntas necessárias para a investigação.

Não. Você pode acompanhar seu relato, mas não há dados detalhados a respeito das ações que estão sendo tomadas, justamente para preservar as investigações. 

O tempo varia de acordo com a complexidade da situação relatada. Certas situações podem ser tratadas em poucos dias, enquanto outras demandam um tempo maior. É importante ressaltar que todos os relatos são avaliados e acompanhados até sua conclusão.

Quais são as medidas tomadas?

Se a denúncia for constatada como procedente, as medidas disciplinares cabíveis serão aplicadas.

Para garantir a confidencialidade e a segurança do Canal de Ética, nenhum detalhe específico sobre a condução dos trabalhos de investigação será compartilhado com você.

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